
O mundo da produção musical é apaixonante, mas às vezes pode ser complicado saber por onde começar entre tantas placas de som, interfaces de áudio, auscultadores, altifalantes… Seja como for, há algo de que vais precisar sim ou sim: um bom computador que seja o centro das operações. Por isso, neste artigo propusemo-nos a contar-te o que deves ter em conta para escolher o modelo que realmente precisas.
O que deve ter um computador para produção musical?
Como já comentamos no nosso guia de produção musical para iniciantes, em pleno 2024, o computador é a principal ferramenta de trabalho para criar música em casa. É verdade que muitos estúdios profissionais contam com equipamentos analógicos com preços exorbitantes… mas, sinceramente, podes conseguir uma emulação de qualquer um deles em formato plugin.
Portanto, a nossa recomendação - especialmente se estás a começar - é investir num computador que te permita executar o software de edição musical que decidas. Aqui tens várias opções:
- Pro Tools. Foi um dos primeiros a chegar ao mercado e está disponível tanto para Windows como para Mac.
- Ableton Live. Um dos mais populares atualmente, muito utilizado para criar música urbana, eletrónica e trabalhar beats com facilidade. Também está disponível tanto para Windows como para Mac.
- Logic Pro X. O DAW profissional da Apple conta com as mesmas possibilidades que os dois anteriores, mas adiciona uma otimização sublime com os processadores Apple Silicon, o que se traduz num aumento do desempenho com o qual os PCs com Windows não podem competir.
Como já comentamos anteriormente, quando falamos de software de edição de áudio cada um tem os seus prós e contras, mas com todos poderás alcançar resultados de qualidade. A chave está em que todos partilham elementos comuns, como uma linha do tempo, pistas onde adicionar instrumentos e um misturador para regular os níveis e incluir efeitos.
Configuração básica para um computador de produção musical
Dito isto, no teu computador para produção musical deverias apostar tudo na memória RAM e no armazenamento SSD, que serão os que te permitirão trabalhar de forma rápida e sem sobrecargas. Neste caso, o processador e a placa gráfica não serão elementos determinantes, já que com a maioria dos processadores poderás executar estes DAW sem problemas.
Aqui tens uma configuração básica para Windows:
- Processador. Intel Core i5 ou superior ou Ryzen 5 ou superior.
- Memória RAM. Mínimo de 8 GB, embora o ideal seja 16 GB ou mais.
- Armazenamento. SSD de mínimo 256 GB ou superior.
- Placa gráfica. Indiferente.
E aqui uma configuração básica para Mac:
- Processador. M1 ou superior.
- Memória RAM. Mínimo de 8 GB, embora o ideal seja 16 GB ou mais.
- Armazenamento. SSD de mínimo 256 GB ou superior.
- Placa gráfica. Indiferente.
Que periféricos precisas para produção musical?
O computador é o mais importante na hora de produzir, mas não podemos esquecer o resto dos periféricos que precisarás para poder gravar e realizar as tuas misturas. Estes são alguns dispositivos que deverás adicionar ao teu setup:
- Placa de som. Contar com uma boa interface de som é inegociável na hora de produzir música. Precisarás dela tanto para poder ligar instrumentos, como guitarras, baixos ou pianos elétricos, microfones para vozes ou para ligar os teus auscultadores ou monitores de estúdio.
- Auscultadores. A não ser que tenhas a sorte de contar com um estúdio tratado acusticamente, o mais recomendável para te iniciares neste mundo são uns bons auscultadores de produção musical com escuta plana.
- Monitores de estúdio. No caso de dispores de uma sala de gravação adaptada, aqui sim recomendamos investir algo mais em uns monitores de estúdio que te permitam levar as tuas misturas ao próximo nível.
- Monitor ultrawide. Não é estritamente necessário, mas na nossa opinião, um monitor ultrawide, de 27 ou 32 polegadas, é ideal para a produção musical. A razão é que te permitirá ver todas as pistas no teu DAW de relance, o que é muito cómodo para trabalhar.
- Teclado controlador. Por último, nunca é demais contar com um teclado controlador que te permita tocar diferentes passagens, usar os pads para produzir beats, ou até brincar com o som com os seus múltiplos knobs e faders.
Os melhores computadores para produção musical
Se chegaste até aqui, certamente que já tens mais claro tudo o que deves procurar num computador para produção musical. Mas para te facilitar ainda mais, vamos contar-te quais são os modelos que mais te recomendamos para o teu home studio.
Epical-Q SoHo61
Se procuras um computador para produção musical económico, o Epical-QSoHo61 é perfeito para ti. Especialmente, se já tens um monitor, rato e teclado, porque o resto dos componentes deste PC permitir-te-ão produzir sem problemas.
Este desktop tem um excelente equilíbrio entre potência e preço, com um Intel Core i5-12400, 16 GB de memória RAM e um SSD de 1TB de armazenamento. Por outras palavras, tudo o que precisas para começar a gravar e compor músicas em casa. A isto terias que adicionar uma placa de som e uns auscultadores, mas mesmo assim, o investimento provavelmente não ultrapassará os 600 euros.
Apple MacBook Air Apple M3

Apple MacBook Air Apple M3/8GB/256GB SSD/GPU 8 Núcleos/13.6" Gris Espacial
Se já visitaste algum estúdio de produção musical profissional, é quase certo que viste que trabalham com computadores da Apple. A razão é muito simples: em estabilidade e otimização, especialmente se produzes com Logic Pro X, não há nada que se possa comparar no mundo PC.
E aqui, o MacBook Air com chip M3 é o computador mais 'económico' da Apple com o qual podes começar a produzir sem qualquer problema. No resto das configurações pode ficar um pouco curto, dependendo das tuas produções, com 8 GB de memória RAM e SSD de 256 GB, mas o seu desempenho compensa largamente.
Apple iMac Apple M3
Se preferes um computador tudo-em-um para produção musical, o iMac de última geração é outra ótima escolha, pelos mesmos motivos do modelo anterior. De facto, este computador tem os mesmos componentes internos, mas em versão de desktop.
Isso quer dizer que temos o mesmo processador M3, 8 GB de memória RAM e SSD de 256 GB, mas tudo num chassis que incorpora um impressionante ecrã de 24 polegadas com resolução 4,5K. De facto, pela pequena diferença de preço com o MacBook Air, recomendamos que apostes neste modelo, já que inclui um ecrã maior, rato e teclado, à custa de perder portabilidade.
Apple Mac Studio M1 Max

Aqui as coisas começam a ficar sérias. Se já sabes o básico de produção musical e estás a trabalhar com projetos pesados, cheios de plugins e instrumentos virtuais, o Mac Studio com chip M1 Max permitir-te-á levar as tuas produções a um novo nível.
Tem 32 GB de memória RAM e armazenamento SSD de 512 GB, por isso podes estar seguro de que nenhuma produção, por grande ou pesada que seja, te resistirá. No entanto, lembra-te que não inclui ecrã, por isso terás que ter isso em conta quando investires nele.
Megamanía Roma
Terminamos com o melhor PC para produção musical que te recomendamos: o Megamanía Roma. A razão? Que em qualidade-preço não há nada que se lhe pareça no mercado, dado que os modelos desta gama de preços se focam no gaming, geralmente adicionam placas gráficas potentes, algo que não precisas de todo para produção musical.
O que sim aproveitarás é o seu potente processador Intel Core i7-12700, os seus 32 GB de memória RAM e o seu SSD de 1TB. Uma configuração que te permitirá trabalhar com todo o tipo de projetos sem te preocupares com o desempenho.